22 de março de 2013

Prefeito de Arês é condenado por compra de voto


O prefeito de Arês, Erço de Oliveira Paiva e o vice-prefeito Jone Chacon do Nascimento tiveram seus diplomas cassados por decisão do juiz Cleanto Alves Pantaleão Filho, pela prática de captação ilícita de votos no último pleito municipal, segundo despacho do magistrado publicado no site do TRE – Tribunal Regional Eleitoral do último dia 19, de acordo com provas, documental e testemunhal.

O juiz Cleanto Alves, determinou também, a diplomação do segundo colocado no último pleito realizado no município de Arês, região litorânea e distante apenas 70 quilômetros da capital. 

O prefeito Erço de Oliveira e o vice-prefeito Jone Chacon foram condenados a pagar multa de R$ 20 mil e R$ 10 mil, respectivamente, considerando o disposto no artigo 367, I, do Código Eleitoral.

No despacho o juiz diz que a prova quanto a captação de sufrágio deve ser coerente e segura (TSE. Agravo Regimental em recurso ordinário número 329382494. Acórdão de 24 de abril de 2012.


Ranieri Iduino de Oliveira em função da cassação dos mandatos do prefeito Erço Paiva (PR) e seu Vice-prefeito Jone Chacon ( PSB), é novo prefeito interino do município de Arês.

A vereadora Ana Alice, que assumiu interinamente a presidência do Poder Legislativo aguarda os tramites legais para empossar Bráulio Cunha como novo prefeito daquele município.

Antonio Bráulio da Cunha (DEM), segundo colocado nas eleições de 2012, já foi diplomado prefeito pelo juiz Cleanto Alves Pantaleão.