1 de agosto de 2013

TRE cassa mandatos da prefeita e vice de Mossoró

Por 5 votos a zero, o Pleno do TRE cassou agora os mandatos da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM)  e do vice, Wellington Filho (PMDB).

Os juízes eleitorais votaram pela cassação com trânsito em julgado.

Com o resultado, a prefeita será afastada e o presidente da Câmara, Silveira Júnior, assume a Prefeitura enquanto, no prazo de 90 dias, será realizada nova eleição em Mossoró.

Mais um assassinado violento em Parnamirim

Um homem identificado como Danilo Saldanha Batista, de 31 anos, foi assassinado, na noite desta quarta-feira (31), por volta das 21h, em Parnamirim. De acordo com a polícia, a vítima é suspeita de ter tentado roubar um carro, bem próximo de onde morreu, pouco tempo ates de ser morto.

Danilo Saldanha foi encontrado morto na rua 12, no bairro de Cajupiranga. Ele tinha perfurações semelhante a tiros, no abdômen e na cabeça. No local, os policiais do 3º Batalhão e também da Delegacia de Plantão da Zona Sul não conseguiram colher muitas informações sobre quem teria atirado no homem.

Ainda em Parnamirim, aproximadamente uma hora depois desse crime, a polícia registrou uma tentativa de homicídio. Dois homens invadiu uma casa, desta vez na rua 7 de Setembro, no bairro da Liberdade em Parnamirim.

Eles abordaram André Luiz da Silva,  35 anos, e atiraram na cabeça e no peito do homem. 

A vítima foi socorrida em estado muito grave e levada para o Hospital Deoclécio Marques, na própria cidade de Parnamirim.

Caern paralisa abastecimento em 6 bairros de Natal

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalha para retirada de vazamento na rede de água no bairro de Candelária.
Para execução dos serviços será necessário paralisar o sistema que abastece os bairros de Candelária, Cidade da Esperança, Nazaré, Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade Nova, além da região no entorno do KM6.
O vazamento teve início no fim da tarde desta quarta-feira (31), a Caern iniciou o serviço imediatamente, contudo, outro vazamento surgiu na mesma rede.
A previsão é que o serviço esteja concluído até o final da tarde desta quinta-feira (1°). A regularização do abastecimento se dará em 24h após o término do serviço.
A recomendação da Caern é de que a população utilize a água de forma racional.

Presidente do TJ diz que Rosalba foi "desrespeitosa e inoportuna"

O corte de gastos divulgado pelo Governo do Estado continua repercutindo dentre os poderes que terão diminuição nos repasses. Na início da tarde desta quinta-feira (1º), o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino, disse que a comparação que a governadora Rosalba Ciarlini fez entre Ministério Público, Judiciário e crianças sem mesada foi "desrespeitosa e inoportuna".

Em nota de esclarecimento, o presidente do TJ disse que é inadmissível que o Governo se porte como tutor, tratando os demais poderes como subservientes. Para ele, a postura fere a o que diz Constituição e não pode ser aceito pelo Poder Judiciário.

Confira a nota:
A declaração da governadora Rosalba Ciarlini, publicada hoje em jornais potiguares, na qual afirma que o Tribunal de Justiça e o Ministério Público agem “como filhos sem mesada”, é desrespeitosa, inoportuna e inconstitucional. É inadmissível que o Executivo se projete como tutor, ou se compare a uma mãe que deve “mesada” aos filhos, relegando aos demais poderes uma postura subserviente. O Poder Judiciário é, conforme a Constituição Federal, autônomo, independente e livre da tutela de qualquer governante.

O Tribunal de Justiça também considera uma alegoria inadequada afirmar que “acontece com o orçamento como se passa em nossas casas”. Não há apropriamento privado. Não há solicitação de repasse inapropriado ou indevido. Os repasses relativos ao duodécimo são constitucionais, definidos pelo Artigo 168 da Constituição Federal. No entanto, esta obrigação constitucional vem sendo, reiteradas vezes, ignorada pelo Poder Executivo do RN.

É importante esclarecer que desde o início das discussões em torno das dificuldades orçamentárias expostas pelo Governo do Estado, o Tribunal de Justiça jamais se negou ao diálogo. No entanto, o corte feito pelo decreto governamental atinge significativamente o custeio e os investimentos do TJRN. Para efeito de comparação, o Supremo Tribunal Federal (STF), que participou do esforço da União no contingenciamento de verbas para a garantia do superávit primário, teve 0,5% de seu orçamento cortado pelo Governo Federal, ou seja, R$ 2,5 milhões, enquanto o TJ potiguar sofreu um corte de R$ 80 milhões.

A medida do Governo do RN está fora do limite aceitável para assegurar a prestação jurisdicional à população e os investimentos em curso, a exemplo da implantação do Processo Judicial Eletrônico (Pje) e dos mutirões como o Expresso Judiciário e o Mutirão da Improbidade, que vêm acelerando julgamentos em todo o Estado.

O TJRN entende as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Poder Executivo. Porém, não pode admitir que elas sejam motivadoras da paralisação dos serviços da Justiça, essenciais à garantia dos direitos da população norte-rio-grandense.

Aderson Silvino
Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte