1 de novembro de 2013

Radialista é assassinado com dois tiros na Paraíba

A violência que avança na Paraíba não perdoa nem a imprensa. Por volta das 20h45 desta quinta-feira (31) o radialista Rômulo Laurentino de Sousa, 41 anos, que morava na Rua Olímpio Gomes, na cidade de Aroeiras, Agreste paraibano, foi assassinado a tiros.

Segundo relato da Polícia Militar, o radialista foi assassinado na rua do Mercado Central, em Aroeiras.

Ele era radialista e dono do site “aroeirasonline”. Laurentino foi assassinado com dois tiros de revólver na cabeça. A polícia ainda não tem pistas dos assassinos.

O crime foi cometido por dois homens que se aproximaram do repórter e teriam perguntado como era o nome dele. Após uma rápida conversa, os assassinos puxaram a arma e efetuaram os disparos. 

Nada foi roubado da vítima. Até agora não se sabe a motivação do crime.

Pedra Preta tem tremor 3.3 de magnitude nesta sexta-feira

Os sismólogos da UFRN registraram mais um tremor em Pedra Preta. Na manhã desta sexta-feira (1º), um evento de magnitude 3.3 na escala Richter foi computado, após uma noite de intensa atividade sísmica na região.

O tremor foi o segundo mais forte registrado entre ontem e hoje na estação de Riachuelo, mas não há a confirmação se houve danos às estruturas de casas ou prédios públicos em Pedra Preta. A Prefeitura está em alerta e membros da Defesa Civil farão inspeção na situação da cidade.

Os sismólogos ainda não têm um levantamento sobre o total de tremores que ocorreram durante a semana. Porém, mais de 180 abalos já foram confirmados.

Não houve incidentes graves na cidade em decorrências dos tremores.

Cemitérios se preparam para o Dia de Finados

Todos os cemitérios de Parnamirim se preparam para proporcionar mais comodidade aos visitantes neste sábado (2), Dia de Finados. Desde o início desta semana, turmas de garis atuam nos cemitérios de Monte Castelo, Nova Esperança, Pium e Pirangi do Norte com serviços de varrição, capinação e pintura de meio-fio.

Segundo o secretário da Semsur, Bruno Pereira, além da limpeza, algumas unidades passaram por reformas e prepararam uma programação especial.

Em todos os cemitérios haverá missas neste sábado, de acordo com programação elaborada pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, que tem á frente o vigário padre Antônio Murilo de Paiva.

Em Parnamirim também está situado o mais importante cemitério da Grande Natal, que fica no bairro de Emaús.

Burro Elétrico anuncia que está fora do Carnatal 2013

Com a mudança do endereço do Carnatal este ano, um dos blocos mais tradicionais do evento não poderá participar. De acordo com uma das diretoras do bloco, jornalista Nelly Carlos, o motivo para a ausência da 23ª edição do Carnatal é que o espaço inviabiliza a logística do bloco.

Essa seria a 22ª participação do Burro elétrico no Carnatal. “Infelizmente, o Burro Elétrico não vai sair este ano. Com o evento acontecendo no Parque Aristófanes Fernandes, fica difícil porque o bloco é muito extenso, tem sete carros”, explicou a diretora.

Segundo Nelly Carlos, a principal característica do bloco teria que ser deixada de lado nesta edição, que é o trio acompanhado de carro de apoio e ainda outros com gelo, uísque, cerveja, petiscos e água mineral.

No ano passado, foram utilizados sete carros no corredor. O Burro Elétrico dá uma pausa no Carnatal, mas diretoria já prepara o bloco para o Carnaval do próximo ano na praia de Pirangi.

Anorc não sabe o que fazer com o dinheiro do Carnatal

Após a assinatura do contrato da Destaque Promoções com o Governo do Estado para a realização do Carnatal no Parque Aristófanes Fernandes, que determina valores para a cessão do espaço, a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc) aguardará posicionamento da ação movida pelo Ministério Público sobre a investigação sobre a utilização do parque pela entidade.

O presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá afirma que a associação está fora do acordo e que apenas “assina concordando” com a realização do evento nas dependências do parque, administrada pela associação.

“Quando chegar o fim, quando o Ministério Público analisar o modelo de contrato da Anorc com o Governo, e a ação for julgada, o dinheiro pago pela Destaque poderá ou não ir para a Anorc”, declara Marcos, que acrescenta, “a partir do momento que é botado sob judice, a Anorc se julgou fora do processo, pelas dúvidas do Ministério Público sobre a legalidade do contrato”.

No contratado assinado na quarta-feira (30), a Destaque pagará ao Estado, proprietário do parque, R$ 200 mil, mais 20% das receitas de estacionamento e entradas. O dinheiro será depositado em uma conta judicial.

“Se a Anorc for considerada parte legitima, comodatária, pelo juiz, o dinheiro da cessão do parque será encaminhado ou não para a Anorc”, finaliza.

MST decide desocupar o Centro Administrativo

Após 48 horas de ocupação do Centro Administrativo, cerca de 600  integrantes do Movimento Sem Terra iniciaram  a retirada  do local no início da tarde de ontem (31).

A decisão foi tomada após uma reunião realizada coma direção regional do Incra em que foi acertada uma vistoria ao acampamento do movimento localizado em Ceará-Mirim.

“Esse era um dos pontos mais antigos e mais antigos que buscávamos junto ao Governo Federal que versava sobre as condições de estrutura do acampamento que  já tem nove anos de existência”, informou Érica Rodrigues, porta voz do MST.

O movimento obteve ainda a promessa por parte do Governo do  Estado da perfuração de sete poços tubulares de em áreas próximas aos assentamentos, além de transporte para  que os sem terra do estado possa ir ao Congresso do MST em Brasília em janeiro de 2014.

Delegacia da Mulher está completamente abandonada

A situação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) em Parnamirim foi tema abordado na sessão ordinária da Câmara Municipal. Uma comissão de vereadores – integrada por Kátia Carvalho, Ricardo Gurgel e Clênio Santos – esteve visitando a delegacia e constatou problemas como a falta de material de expediente, falta de estrutura para funcionamento em uma casa alugada, falta de viaturas, além da falta de material humano, com efetivo reduzido, e até a inexistência de telefone.

Os vereadores foram recebidos pela delegada Dulcinea Maria da Silva Costa, que se encontrava à frente da delegacia apenas há três dias, e pelo Chefe de Investigação Aguinaldo Adonis de Azevedo.

Foram constatados ainda: o aluguel atrasado; a viatura não tem combustível, pois são apenas 40 litros por mês, cerca de 9 litros por dia; aparelhos de ar condicionado quebrados; falta de material de expediente, inclusive papel ofício; falta de material de limpeza; falta de computadores; falta de agentes policiais e ASG.

A delegacia faz cerca de 700 atendimentos por mês. Mais de 300 inquéritos estão instaurados, porém, dois homicídios recente ocorridos na cidade não puderam ainda ser investigados por falta de viatura e combustível.

“Temos que lutar pela solução desses problemas, uma vez que Parnamirim é uma das cidades de maior índice de violência doméstica contra a mulher”, disse a vereadora Kátia Carvalho de Lima.

Dnit vai publicar edital para obras na BR-101 entre Natal e Parnamirim

Na próxima segunda-feira (4), o Diário Oficial da União, publica o edital do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com a abertura do processo licitatório para a realização de obras viárias na BR-101, entre Natal e Parnamirim.

O projeto prevê a execução de obras complementares e de adequação de capacidade do trecho de 13 quilômetros que vai do Viaduto de Ponta Negra até o acesso a Pium, depois da Cohabinal, na altura da Cidade do Vaqueiro.

Com obras de infraestrutura, problema de trânsito deve ser resolvido no acesso a Nova Parnamirim.

Com a obra, serão eliminados todos os semáforos dos 13 quilômetros da BR situados no trecho, o que será viabilizado com a implantação de seis viadutos: um na altura do bairro Neópolis; outro no acesso à Avenida Abel Cabral; um terceiro em Emaús; outro em frente ao Parque Estadual Aristófanes Fernandes; mais um, no semáforo que dá acesso à Cohabinal, próximo da Câmara Municipal de Parnamirim; e o último, no acesso a Pium, próximo à Cidade do Vaqueiro.

Além dos seis viadutos, está previsto no percurso a instalação de um conjunto de cinco passarelas e uma passagem inferior, alcançando a Avenida Maria Lacerda, seguindo até as proximidades do Rio Pitimbu. 

Créditos de celular pré-pago voltam a ter prazo de validade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) obteve, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), decisão que restabelece a validade da regulamentação que permite às operadoras de telefonia fixarem prazos para utilização de créditos inseridos em planos pré-pagos para telefonia móvel, segundo nota à imprensa do órgão regulador.

"A decisão, que produz efeitos imediatos, foi tomada ontem pelo presidente do STJ, Ministro Félix Fischer, em face de pedido de suspensão de liminar e sentença ajuizado pela Advocacia-Geral da União, por meio da Procuradoria Federal Especializada junto à Anatel e da Procuradoria-Geral Federal", afirmou o comunicado.

Segundo a Anatel, com o pronunciamento do STJ, foram suspensos liminarmente os efeitos das decisões anteriores proferidas pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região no curso de ação civil pública. Em agosto, a Justiça Federal havia proibido a prática em todo o País.

Em seu pedido, a Procuradoria Federal Especializada afirmou que os créditos devem ter, necessariamente, prazos de validade para evitar aumento de preços ao consumidor e para preservar o modelo de negócio pré-pago.

"Caso os créditos fossem 'eternos' - conforme determinavam as decisões do TRF da 1ª Região - haveria risco de aumento de preços aos usuários em geral, uma vez que as prestadoras teriam que repassar a todos os seus clientes os gastos necessários para manter eternamente linhas ativas deficitárias", afirmou a Anatel.

Com a decisão do presidente do STJ, volta a ter eficácia a regulamentação da Agência, estabelecendo aos créditos prazos de validade. Mas, sempre que o usuário inserir novos créditos, a prestadora deve revalidar a totalidade do saldo de crédito.