1 de março de 2014

Carnavalesco e compositor Dosinho internado em estado grave

Claudomiro Batista de Oliveira, 87 anos, Dosinho, como prefere ser chamado, um dos maiores expoentes do Carnaval potiguar e recifense, quiçá do Brasil, está em coma na UTI do hospital Promater desde a última quinta-feira (27).
Ironia do destino à parte, a notícia chega justamente na véspera da folia engrenar no sábado de Zé Pereira.
Compositor de frevos e marchinhas, autor do hino do ABC Futebol Clube, Dosinho foi internado a primeira vez na terça-feira da semana passada (dia 18), devido insuficiência renal, e precisou voltar ao hospital por problemas respiratórios.
 “Desde outubro do ano passado, quando teve uma crise renal, que ele estava debilitado”, informou a esposa Lauridete Benício de Oliveira, casada há 45 anos com o cantor e compositor. “Agora teve de novo (crise renal) e precisou ser internado. Melhorou um pouco, chegou a voltar pra casa, mas reclamou da dificuldade de respirar e voltou ao hospital já em estado grave direto para a UTI”.
Do alto de seus 59 anos de carreira, Dosinho é autor de clássicos como “Eu não vou, vão me levando”, “Doido também apanha”, “Carnaval com Bin Laden”, Dólar na Cueca” e “Não se faça de doido não”. Suas músicas foram gravadas por nomes como Alceu Valença, Antônio Nóbrega, Marlene, Claudionor Germano, Agnaldo Rayol e Expedito Baracho, entre outros. Está entre os melhores compositores de carnaval do Brasil.
Dosinho também é autor do hino do ABC Futebol Clube.

Apoio de prefeito não garante vitória para o Governo do Estado

Tem muita gente que se ilude com o fato de que prefeitos apoiam candidato “a” ou “b” em uma eleição para governador, considerando esse fato como primordial. A história nos mostra que não é bem assim.
Aqui no Rio Grande do Norte, em 2002, Wilma de Faria foi candidata ao Governo do Estado e tinha apenas, inicialmente, no 1º turno, o apoio de 3 prefeitos. Depois, esse número aumento no 2º turno. E Wilma foi eleita com 820.541 votos, correspondentes a 61,05% dos votos válidos.
Em 2006, a atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM) disputou uma cadeira no Senado contra o então senador e ex-ministro da Integração, Fernando Bezerra, que tinha o apoio da mais de 200 prefeito. Mas, Rosalba ganhou a eleição por uma diferença de 0,76% dos votos, vencendo nos principais colégios eleitorais – Natal, Mossoró e Parnamirim.
Em 2010, A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff venceu a eleição em 160 municípios do Rio Grande do Norte. A vitória mais expressiva dela foi em Mossoró, base eleitoral da candidata vitoriosa ao Governo do Estado Rosalba Ciarlini (DEM). Em Mossoró, Dilma teve 54.856 votos, contra 32.745 do candidato tucano, José Serra.
E pasmem: nesta eleição o candidato José Serra venceu o pleito em Parnamirim, onde o prefeito Maurício Marques e o deputado Agnelo Alves, ambos do PDT, apoiavam Dilma Rousseff e o município havia recebido muitos recursos do Governo Federal que foram transformados em obras para a população.
Então, o simples apoio de um prefeito não é necessariamente condição para o candidato se eleger...

Banda Grafith abre o carnaval da praia de Pirangi do Norte

"O Carnaval de Parnamirim 2014, em Pirangi do Norte, será o maior da história do Rio Grande do Norte". Com essas palavras o prefeito Maurício Marques, ao lado da deputada federal Fátima Bezerra, abriu oficialmente o Reinado de Momo, na Praça São Sebastião.
O chefe do Executivo, acompanhado de secretários municipais, entregou a chave da cidade ao Rei Momo Silvano Jefferson e à Rainha Thaise Galvão ao som da Banda de Música Trampolim da Vitória, que animou o público com muito frevo.
Em frente à praça, o trio elétrico com a Banda Grafith já estava a postos, à espera do sinal para começar a arrastar a multidão pelo corredor da folia em Pirangi.
O Rei Momo e a Rainha mostraram samba no pé. Hoje, sábado de carnaval, o público poderá contar com shows musicais à beira mar e o som da banda Deixe de Brincadeira e Swellen Pimentel, a partir das 18 horas.

Mais da metade dos presos do RN aguarda sentenças

Relatório apresentado ontem pela Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) mostra que, em 2013, mais da metade dos presos que permaneciam nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte estava em condição provisória. Segundo o documento, dos 4.660 detentos, 2.479 não haviam recebido sentença.
De acordo com o relatório, apesar das correições, permanecem os casos de superlotação, ausência de assistência médica, estrutura física debilitada, caos organizacional, falta de viaturas, equipamentos de segurança e falta de estrutura informatizada.
O CGJ afirmou que a maioria das providências exigidas pelo CNJ não foi atendida, porém a corregedoria admite que a tramitação dos processos poderia ser mais eficiente, caso o número de magistrados e servidores aumentasse.
Rio Grande do Norte tem 4.660 detentos e muitos problemas por falta de vagas para apenados.