1 de agosto de 2014

Representante de São Gonçalo é a Miss RN 2014

A representante do município de São Gonçalo do Amarante, Deise Benício, foi eleita nessa quinta-feira (31) a Miss Rio Grande do Norte 2014.
O concurso que esse ano teve o tema “Fundo do Mar” contou com a participação de 25 candidatas, de várias regiões do Estado.
Deise, estudante de Engenharia do Petróleo na UFRN, vai representar o RN no Miss Brasil que será realizado dia 27 de setembro, em Fortaleza. A vitoriosa tem 23 anos e 1.77 de altura.
O segundo e terceiro lugares ficaram com a Miss Jardim do Seridó, Letícia Santos e a Miss Natal, Isabella Cecchi, respectivamente. A representante de Santo Antônio, Geovania Cmapello e Mossoró, Raquel Silva, garantiram a quarta e quinta colocação.
Além delas, foram eleitas a Miss Elegância, Sâmara Santas, de Currais Novos, e a Miss Mossoró como a mais simpática entre as candidatas.

Vacinação contra hepatite A começa nesta sexta-feira

A partir desta sexta-feira (1º), a vacina contra a hepatite A passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela será ofertada para crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses, em todo país.
A meta do Ministério da Saúde é atingir três milhões de crianças em todo país. A introdução da nova vacina é uma ação do Ministério da Saúde e marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
Os principais sintomas da hepatite A são: pele e olhos amarelados, vômitos, cansaço, urina com coloração escura e fezes esbranquiçadas. A hepatite A é considerada uma forma branda de hepatite e não resulta em consequências mais graves. Em alguns casos, ela não apresenta sintomas.
A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante) que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. 

Governo descarta ampliar prazo para municípios acabarem com lixões

O governo federal não vai dar mais prazo para que os municípios acabem com os lixões e passem a armazenar os resíduos sólidos em aterros sanitários. O prazo acaba neste sábado (2), mas até agora menos da metade dos municípios conta com destinação adequada do lixo.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, uma ampliação pode ser discutida no Congresso Nacional. Para ela, a repactuação do prazo para a adequação deve vir acompanhada de um debate ampliado sobre a lei, levando em conta a realidade de cada município.
O Brasil tem atualmente 2.202 municípios que contam com destinação adequada dos resíduos sólidos, o que representa 39,5% das cidades do país. Por outro lado, 60% do volume de resíduos já está com destinação adequada.
Dos 27 estados, apenas Maranhão, Rio de Janeiro e Pernambuco concluíram seus planos estaduais de resíduos sólidos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determina que todos os lixões do país deverão ser fechados a partir deste próximo sábado (2).

OAB/RN prepara extensa programação para o Mês do Advogado

As atividades alusivas ao Mês do Advogado da Seccional Potiguar já estão programadas.
Aula Prime, VII Conferência Estadual da OAB/RN, Café com Lei, I Encontro da Advocacia Pública Potiguar, I Forum de Debates da Comissão de Família e Sucessões, churrasco, Momento OAB e a III Copa de Futebol de Advogados são alguns dos eventos do mês de agosto.
A abertura das comemorações acontecerá com a inauguração da Sala da OAB no Tribunal de Contas do Estado, no dia 1º de agosto, às 9h, com homenagem ao advogado José Arno Galvão.
No dia 11, às 9h30, haverá Sessão Solene em homenagem ao Dia do Advogado.

Alunos recitam poesias para idosos do LEAN

O dia dos amigos e dos avós - comemorados nas últimas datas 20 e 26 de julho - respectivamente, motivou dez alunos do Centro de Educação Infantil e Fundamental Neilza Gomes, em Jardim Planalto, a realizarem uma visita na manhã desta quinta (31) aos idosos do Lar Espírita Alvorada Nova (LEAN), no bairro de Liberdade.
O objetivo da visita foi despertar o gosto dos alunos pela literatura fora da escola.
Na ocasião, os alunos recitaram poesias e contaram histórias para os idosos, que devolveram com atenção e descontração o carinho recebido.
   O Lar Espírita Alvorada Nova (LEAN), no bairro de Liberdade, em Parnamirim, comporta, atualmente, cerca de 40 idosos, sendo 25 mulheres e 15 homens, que são acompanhados diariamente por profissionais (voluntários) da saúde.

Celulares e alambique artesanal são apreendidos no presídio

Agentes penitenciários fizeram um pente-fino no Presídio Estadual de Parnamirim, nesta quinta-feira (31), e apreenderam um vasto material. No total, foram encontrados 56 celulares, 12 facas e até mesmo um alambique artesanal. Nele, os presos produziam a cachaça batizada de “Maria Louca”.
A revista contou com apoio dos agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE).
Além das facas, celulares e do alambique, os agentes penitenciários apreenderam dezenas de carregadores e pequenas quantidades de drogas.
A coordenadora da Administração Penitenciária do RN, Dinorá Simas, informou que esse tipo de revista passará a ser feita em todas as unidades de maneira mais intensiva.

Grupo com 16 turistas de SP e RJ é assaltado em Ponta Negra

Um grupo de 16 turistas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro foi alvo de um arrastão, na praia de Ponta Negra, em Natal, na tarde desta quinta-feira (31).
De acordo com a polícia, as vítimas participavam de um passeio de barco e quando pararam em uma pequena ilha de pedras acabaram surpreendidas por quatro criminosos armados.
O fato ocorreu por volta das 16h. O grupo parou acompanhado de um guia para tirar fotos no local onde estavam os assaltantes, que se passaram por pescadores. Em um determinado momento, eles anunciaram o assalto exigindo todos os pertences dos turistas.
A polícia foi acionada, mas os criminosos conseguiram fugir subindo o morro. Todos os turistas foram conduzidos à delegacia de apoio ao turista onde prestaram queixa do roubo.