1 de dezembro de 2014

Papa e líder ortodoxo defendem reunificação das duas igrejas

O papa Francisco e o líder da Igreja Ortodoxa, patriarca Bartolomeu I, firmaram hoje (30) uma declaração conjunta pela reunificação das duas igrejas, a Católica e a Ortodoxa, separadas há mil anos.
No último dia de sua visita à Turquia, Francisco esteve na catedral ortodoxa de Istambul, onde assegurou que a Igreja Católica não pretende impor nenhuma exigência à Igreja Ortodoxa no caminho da unidade entre as duas.
O papa disse que as duas igrejas já estão “no caminho rumo à plena comunhão”, indicando que há, na prática, “sinais eloquentes de uma unidade real”.
Depois de rezar uma oração em latim e de ouvir o discurso de Bartolomeu, Francisco disse que “o que a Igreja Católica deseja é a comunhão com as igrejas ortodoxas”.
Para o papa, a união com os ortodoxos não significará nem a submissão de uns a outros, nem a absorção de uma instituição pela outra, mas “a aceitação de todos os dons que Deus deu a cada um”.
Antes da celebração, Francisco encontrou-se com o grão-rabino turco, Isak Haleva, na sede da representação pontifícia em Istambul. A reunião com o representante dos judeus na Turquia completou uma série de contatos com outras religiões presentes no país. Sábado, o papa já havia se reunido com muçulmanos, ortodoxos e outros cristãos.

União e 17 Estados estouraram os gastos com pessoal

A dificuldade para colocar as contas em ordem não aflige somente o governo federal. Em 17 estados, o excesso de despesas com pessoal ultrapassou um dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, informa neste domingo o jornal O Globo.
A situação é pior do que em 2010, quando dez unidades da Federação estavam nessa "zona de risco". Algumas já enfrentam problemas para pagar salários.
De acordo com o jornal, o quadro é mais grave em Alagoas, Piauí, Paraíba e Sergipe, onde a despesa do Executivo com a folha de pagamento ultrapassou o teto máximo permitido, que é de 49% da receita corrente líquida.

Lei Antifumo entra em vigor em todo o país nesta quarta-feira

Entra em vigor na próxima quarta-feira (3) a Lei Antifumo, que proíbe fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país.
Com a vigência da Lei 12.546, aprovada em 2011 mas regulamentada em 2014, fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Se os estabelecimentos comerciais desrespeitarem a norma, podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.
Para especialistas, a medida é um avanço no combate ao hábito de fumar. Pouco mais de 11% da população brasileira é fumante. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado na quinta-feira (27/11), a informação vem reforçar as medidas de prevenção da doença.
Será permitido fumar em casa, em áreas ao ar livre, parques, praças, em áreas abertas de estádios de futebol, em vias públicas e em tabacarias, que devem ser voltadas especificamente para esse fim. Entre as exceções também estão cultos religiosos, onde os fiéis poderão fumar, caso isso faça parte do ritual.

Reforma do secretariado de Maurício pode começar esta semana

A reforma do secretariado do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos (PDT), que está prevista para acontecer em duas etapas, pode começar ainda semana.
Informações dão conta de que o prefeito já teria concluído a primeira etapa e pode antecipar o anúncio. A outra etapa só em fevereiro.
Fala-se que pelo menos três secretarias devem mudar de comando: Chefia de Gabinete, Saúde e Assistência Social.

Pelé pode deixar a UTI ainda nesta segunda-feira

A equipe médica que acompanha o tratamento de Pelé no hospital Albert Einstein, em São Paulo, acredita que ele vai continuar respondendo positivamente aos medicamentos. Se o quadro evoluir como o esperado, o ex-jogador de futebol poderá deixar a UTI na noite de segunda-feira (1º).
De acordo com o boletim médico divulgado neste domingo (30), ele "está lúcido e estável do ponto de vista hemodinâmico e respiratório". A hemodiálise, tratamento de suporte renal, foi suspensa neste domingo e o estado de saúde do Rei do Futebol será reavaliado hoje.
Pelé, que está com 74 anos, foi hospitalizado na última segunda-feira para tratar uma infecção urinária. A situação exige um cuidado ainda maior porque ele tem apenas um rim - o outro precisou ser retirado quando o ex-atleta ainda jogava futebol.

Morre na Paraíba o jornalista esportivo Tobias Di Pace

Morreu em Campina Grande-PB nesta segunda-feira o ex-árbitro de futebol e jornalista esportivo Tobias Di Pace Maranhão, 88 anos, natural da cidade de João Pessoa. Tobias chegou em Campina Grande no ano de 1931, com apenas cinco anos de idade, onde se profissionalizou e construiu família.
Era neto de italianos, filho do casal Valerentino de Albuquerque Maranhão e Alice Di Pace. Ele iniciou sua atividade em Campina Grande no ano de 1965, passando a atuar como árbitro da Federação Paraibana de Futebol (FPF) e Liga Campinense de Futebol (LCF), com a carteira de identificação da categoria de número 27.
Tão logo deixou a carreira de árbitro, Tobias Di Pace passou a atuar no jornalismo esportivo. Também assumiu a direção do Departamento de Arbitragem da LCF, onde desenvolveu um excelente trabalho, principalmente no meio amador, com a criação da Copa Borborema, no ano de 1980.
Trabalhou nas rádios Cariri, Borborema e Caturité, Campina FM, Correio da Paraiba e Panorâmica, de Campina Grande, rádio Cacique, de Monteiro; rádio Cidade de Esperança. Durante 14 anos trabalhou no jornal Diário da Borborema.

Resultado preliminar do Enem 2013 disponível nesta segunda

O resultado preliminar, por escola, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2013 estará disponível nesta segunda-feira (1º). Inicialmente marcada para a última quinta (27), a data foi alterada e publicada no Diário Oficial da União.
Os dados serão colocados exclusivamente às escolas, em sistema específico, na página do Inep na internet. Caso discordem dos dados, os diretores das instituições de ensino podem entrar com recursos no prazo de até dez dias, após a data da divulgação preliminar. Após análise dos recursos, os resultados finais serão divulgados.
O Enem por escola é calculado para estabelecimentos de ensino que tenham matriculados, no mínimo, dez concluintes do ensino médio regular seriado e 50% de alunos participantes do Enem. Consideram-se concluintes aqueles que cursam a terceira série do ensino médio, excluídos os do ensino não seriado, conforme dados do Censo da Educação Básica de 2013.