1 de janeiro de 2015

Extintores ABC só devem chegar ao RN na semana que vem

A partir desta quinta-feira (1º), os veículos deverão circular apenas com extintores do tipo ABC. Entretanto, o equipamento está faltando em todas as nove lojas especializadas em Natal e também nos postos de combustíveis desde terça-feira (30).
A procura dos motoristas pelo objeto ainda é enorme. De acordo com Marco Aurélio, gerente de um dos comércios que vende os objetos, o motivo pela demora foi por conta que a fábrica não conseguiu atender toda a demanda.
“Nós realizamos um pedido para o mês de outubro e estão previstos para chegar na primeira semana de janeiro. Também já recomendamos essa semana mais caixas, porém essas só para maio”, disse.
Existem apenas duas fábricas no Brasil que produzem esses extintores e a procura não acontece somente no estado do Rio Grande do Norte, mas também em todos os estados brasileiros.
O gerente disse que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deveria prorrogar o prazo para não prejudicar a população.
Adyano Barbosa, coordenador de fiscalização do Detran explicou que a fiscalização não será feita de forma ostensiva, porém é importante que o condutor tenha em mente que o principal foco da determinação é garantir a segurança.

TJRN dará posse ao novo presidente nesta sexta-feira

Eleito para conduzir o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte no período 2015-2016, o desembargador seridoense Claudio Santos toma posse na presidência do TJRN nesta sexta-feira (02), às 17h, no Teatro Riachuelo, no Shopping Midway Mall.
O acesso ao local da solenidade começa com a abertura dos portões do Riachuelo, a partir das 16h.
Antes da cerimônia, o desembargador concederá entrevista coletiva à imprensa às 16h30, no próprio teatro. O magistrado já adiantou que pretende fazer uma gestão participativa durante seu mandato, ouvindo ideias e sugestões dos colegas da Corte, juízes de Primeiro Grau e de todos os segmentos do Judiciário potiguar.

Sancionada lei que dispensa idoso de perícia periódica no INSS

A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos a lei (13.063) que dispensa o aposentado por invalidez da realizar perícia periódica depois dos 60 anos. A nova lei entra em vigor a partir de hoje.
Até agora, aposentados que muitas vezes têm dificuldades de locomoção precisavam se deslocar para fazer a perícia mesmo quando já teriam direito à aposentadoria por idade, que não exige a perícia.
O projeto que deu origem à lei foi aprovado pela Câmara no mês passado (PL 7153/10). Para o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a mudança é uma questão de respeito com os idosos.
Só ficam mantidas as perícias periódicas para os aposentados que comprovam necessidade de assistência permanente e que por isso recebem um adicional de 1/4 do benefício; ou aqueles que pedem a perícia porque desejam voltar ao trabalho. Também ficam mantidas as perícias determinadas pela Justiça.

Governador Robinson Faria tomará posse hoje às 16h

O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e seu vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) tomam posse na tarde de hoje, dia 1º de janeiro de 2015, às 16h. A solenidade começa no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, Zona Leste da cidade.
Em seguida, Robinson e Fábio seguem para o ato de transmissão de cargo, no Palácio Potengi, mais conhecido como Palácio da Cultura, na Praça 7 de Setembro, no bairro de Cidade Alta.
A cerimônia será encerrada com a apresentação dos forrozeiros Alcimar Monteiro e Amazan, em palco armado na própria Praça 7 de Setembro.
Já o futuro secretariado tomará posse amanhã (2), às 11h, durante cerimônia na Escola de Governo, no Centro Administrativo. 

Adolescente assassinado durante virada de ano em Macaíba

A noite de ano novo foi movimentada na Grande Natal não só pelas festas, mas também pela criminalidade.
Em Macaíba, o adolescente Francinaldo da Silva Cunha Soares, 15 anos, foi morto a tiros, logo após a meia noite. Segundo a Polícia, ele estava acompanhado da namorada, também adolescente da mesma idade, que foi baleada na perna e levada ao Hospital.
De acordo informações colhidas pelos policiais no local, Francinaldo tinha envolvimento com tráfico de drogas. A polícia ainda não identificou os suspeitos.

Robinson desconvida secretário que responde a processo na PB

O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), anunciou nesta quarta-feira (31) a decisão de desconvidar Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo para a Secretaria de Estado de Planejamento e Finanças (Seplan).
A decisão, segundo a assessoria de Robinson, foi tomada em razão de o indicado responder a um processo administrativo quando gestor da Companhia Docas da Paraíba.
"A decisão do governador foi tomada com base no compromisso de promover a transparência e evitar questionamentos jurídicos que atrapalhem os trabalhos a serem desenvolvidos a partir de 1º de janeiro". 
Assumirá a secretaria de Estado de Planejamento e Finanças, o administrador Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira, psicólogo com doutorado em conflito, negociação e decisão e professor universitário.