1 de abril de 2016

TSE lança campanha para estimular participação feminina nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta quinta-feira (31), a campanha Mulher na Política do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante sessão solene no Congresso Nacional.
A campanha tem por finalidade estimular a participação feminina nas eleições municipais de outubro com propaganda institucional em rádio e TV, conforme atualizações da minirreforma eleitoral (Lei nº 13.165/2015).
O TSE anunciou também o lançamento da campanha Igualdade na Política que, a partir desta sexta-feira (1º), veiculará peças institucionais em emissoras de televisão, rádios e nas redes sociais, por meio da hashtag #mulheresnapolitica.

Carteiras de estudante terão validade prorrogada em Natal

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vai prorrogar por mais 30 dias a validade das carteiras de estudantes de Natal. Os documentos estavam válidos até hoje, dia 31. O novo prazo foi estabelecido em audiência ocorrida ontem pela manhã na sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
O encontro na Promotoria de Defesa do Consumidor foi realizado para apurar possíveis irregularidades no exercício da meia-entrada em estabelecimentos culturais de Natal.
De acordo com a lei federal 12.933/2013, a confecção das carteiras só pode ser feita por entidades de âmbito nacional. Desta forma, apenas a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) podem emitir o documento para estudantes potiguares.
As entidades estudantis não filiadas às entidades nacionais não terão suas carteiras válidas para eventos culturais ou meia passagem dos ônibus.

Parnamirim se prepara para receber a Tocha Olímpica

Restando dois meses para a chegada da Tocha Olímpica a Parnamirim, representantes da prefeitura se reuniram na manhã desta quinta-feira (31) para discutir a organização do revezamento pela cidade, que acontecerá no dia 4 de junho.
A comissão municipal organizadora do evento, liderada pelo secretário de Turismo, Esportes e Lazer (Setel), Laizomar Wanderley está planejando uma vasta programação para o grande dia. 
O revezamento da tocha deve percorrer vários pontos de Parnamirim, entre os quais, o Cajueiro de Pirangi.
Parnamirim é um dos sete municípios do Rio Grande do Norte que receberão a tocha olímpica. Angicos, Assu, Lajes, Mossoró, Natal,  e São José de Mipibu  também receberão o símbolo dos jogos. 

Servidores que não realizaram o Censo terão novo prazo

Os servidores ativos, aposentados e pensionistas que não realizaram o Censo Cadastral Previdenciário terão uma nova oportunidade para regularizar a situação cadastral.
Do total de 5.828 servidores ativos, aposentados e pensionistas que não realizaram o recadastramento, 4.486 estão entre os que terão o pagamento bloqueado a partir do mês de abril caso não faça o recadastramento.
Para regularizar a situação, o servidor ativo, aposentado ou pensionista deverá comparecer, após agendamento prévio, a um dos postos de atendimento para fins de recadastramento a partir de 11 de abril de 2016.
O recenseamento visou atualizar os dados cadastrais dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, como também corrigir eventuais distorções na folha de pagamento do Estado e, com isso, garantir e honrar os direitos dos servidores estaduais.

TRE/RN inicia campanha para incentivar jovens eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Rio Grande do Norte realiza a partir deste mês de abril uma campanha de incentivo ao Jovem Eleitor, com o intuito de estimular o alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos de idade.
A ação é parte da programação da Segunda Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, desenvolvida nacionalmente pela Justiça Eleitoral.

Wilma de Faria anuncia filiação no PTdoB

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria confirmou nesta quinta-feira (31) em suas redes sociais que hoje (1º de abril) vai se filiar ao Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), depois de ter saído do PSB que liderava há mais de 20 anos.
O ato de filiação ocorre às 11h30 no Plenarinho da Assembleia Legislativa do estado.
O PTdoB era comandado no Rio Grande do Norte pelo deputado estadual Carlos Augusto Maia, que deixou o partido para se filiar ao PSD do governador Robinson Faria.

MP recomenda suspensão de kit contra a dengue em Parnamirim

O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou que a Prefeitura de Parnamirim suspenda imediatamente do contrato de compra de dez mil kits “Todos contra a dengue”, destinados à rede escolar municipal. Cada kit inclui uma camisa “anti-dengue”.
O valor do kit, que inclui ainda um livro educativo, é de R$ 79. A Prefeitura de Parnamirim adquiriu 10 mil kits.
Na recomendação, a promotora Juliana Limeira Teixeira ressalta que inexiste demonstração científica acerca da eficácia de camisa/blusa com repelente contra o Aedes aegypit e que "o corpo humano não se resume apenas ao tronco e parte dos membros superiores".
Ela considerou ainda que a camisa “mata o mosquito” em nada erradicará os focos do mosquito aedes aegypti, e que a utilização de outros mecanismos de educação alcançariam o mesmo objetivo. "Tanto que o kit adquirido é composto por livro, CD, manual para os pais e um jogo".
O Ministério Público ainda levou em consideração a crise econômica enfrentada pelos municípios do Rio Grande do Norte diante da constante diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ainda citou medidas essenciais que não foram cumpridas pela Prefeitura de Parnamirim sob alegação de "falta de recursos" como a reforma e ampliação da Maternidade Divino Amor, a criação de vagas em creches e pré-escolas e a implantação de um programa de atendimento especializado em assistência a crianças e adolescentes portadores de quaisquer transtornos psíquicos.