1 de julho de 2016

Parque da Cidade tem programação de férias

Jogos ao ar livre, contação de história, jogos de tabuleiro, oficinas de xadrez, atelier de pintura da fauna e flora, aulas de dança. Essas são algumas das atividades da programação de férias do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, na Zona Sul de Natal. A programação começa neste sábado (2) e segue até 15 de julho.
A participação nas atividades é aberta ao público e gratuita.
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é a primeira Unidade de Conservação do Município de Natal e tem como objetivo principal preservar a fauna e flora existente no local, além de oferecer um espaço para a prática de exercício, para o lazer e para a educação ambiental. 

Semsur intensifica trabalho de iluminação pública

A Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), segue com um amplo cronograma de melhorias na iluminação pública do município.
Uma nova etapa do trabalho contemplará a melhoria completa de 19 ruas e avenidas de Parnamirim.
Segundo o secretário Bruno Pereira, a Coordenadoria de Iluminação Pública segue com o objetivo de melhorar a iluminação de todas as principais vias de cada bairro, além de atender todos aqueles locais que ainda não estavam contemplados com o sistema de iluminação pública.
Algumas das ruas beneficiadas nos últimos 15 dias foram as seguintes: Rua Japão, no Parque das Nações, que foi contemplada com a implantação de 9 novos postes e 16 novas luminárias com lâmpadas de 250W; Rua da Aurora e Rua da Esperança, no Parque de Exposições, que receberam mais de 60 luminárias novas de 250W e nesta semana a Rua Padre João Maria em Emaús, que também teve sua iluminação completamente substituída recebendo 20 novas luminárias com potência de 250W.
Para informar sobre pontos apagados/defeituosos, ausência de iluminação e outras informações sobre a iluminação pública, entre em contato pelo callcenter no telefone 0800 281 6400. O serviço está disponível de segunda a sexta, das 8h às 22h, sem intervalos.

IBGE vai devolver taxa de inscrição de concurso cancelado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comunicou nesta quarta-feira (29) novo período para ressarcimento do dinheiro da taxa de inscrição do concurso suspenso edital 01/2016.
Inicialmente, o IBGE tinha liberado o ressarcimento entre 1º e 14 de junho. O concurso foi suspenso ainda em abril.
Para efetuar o saque o candidato deve dirigir-se pessoalmente ao caixa de qualquer agência do Banco do Brasil no período de 01 a 14 de julho, munido dos documentos de identidade e CPF originais. É necessário informar que se trata de uma ordem de pagamento em nome do favorecido.
O concurso, que recebeu cerca de 124 mil inscrições, e foi cancelado por conta de um corte no orçamento do instituto, que inviabiliza a realização do censo agropecuário, que estava previsto para 2017. 

Irmão acusado de matar irmão em São José de Mipibu

Um jovem identificado como Wanderson Benjamim de Andrade, 19 anos, foi morto a tiros nesta quinta-feira (30) após uma briga familiar na comunidade do Bairro Novo, no município de São José de Mipibu, na Grande Natal.
Segundo a polícia, o rapaz teria sido assassinado pelo próprio irmão com três disparos de arma de fogo. Diante do caso, a família da vítima e do possível atirador revelou que o jovem executado chegou a ameaçar a maioria dos familiares e também teria espancado uma criança de oito anos, filha do autor dos disparos.
Após ser atingido, Wanderson Benjamin ainda foi socorrido com vida ao Pronto Socorro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao chegar na unidade hospitalar. O caso será investigado pela Polícia Civil de São José de Mipibu.

Venda de lâmpadas incandescentes está proibida no país desde ontem

A partir desta quinta-feira (30), está proibida a venda de lâmpadas incandescentes no Brasil. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) começa a fiscalizar amanhã (1º), por meio dos institutos de Pesos e Medidas (Ipem) estaduais, estabelecimentos comerciais que ainda tenham à disposição lâmpadas incandescentes com potência de 41watts (W) até 60 W.
Quem não atender à legislação poderá ser multado entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.
A restrição foi estabelecida pela Portaria Interministerial 1.007/2010, com o objetivo de minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica. Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75% em comparação a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobe para 85%.
A troca das lâmpadas incandescentes no Brasil começou em 2012, com a proibição da venda de lâmpadas com mais de 150W. Em 2013, houve a eliminação das lâmpadas de potência entre 60W e 100W. Em 2014, foi a vez das lâmpadas de 40W a 60W. Este ano, começou a ser proibida também a produção e importação de lâmpadas incandescentes de 25 W a 40 W, cuja fiscalização ocorrerá em 2017.

Emissão de passaporte está temporariamente suspensa no país

A emissão de passaportes pela Casa da Moeda está suspensa por falha nos equipamentos responsáveis pela emissão dos documentos. A interrupção engloba tanto passaportes comuns como os urgentes.
Ontem (30), a Casa da Moeda do Brasil (CMB) confirmou que, por conta de um problema num dos equipamentos, a produção dos documentos (comuns e de urgência) foi temporariamente interrompida.
A empresa já solicitou a substituição da peça com defeito, que virá da Alemanha. A produção de passaportes deve ser retomada na próxima semana.

Moradores participam do Movimenta Parnamirim em Monte Castelo

O projeto Movimenta Parnamirim esteve na manhã desta quinta-feira (30), no bairro de Monte Castelo, levando diversos serviços para a comunidade.  
Durante toda a manhã, equipes de várias secretárias municipais trabalharam para atender os moradores na expedição de documentos, cortes de cabelo, cadastro no bolsa família, dança e orientações na área da saúde.
Foram oferecidos verificação de pressão arterial, testes rápidos, ginecologia, emissão do cartão SUS, cadastro único, assessoria jurídica e emissão da segunda via de RG, além de cartão do idoso.
Um dos serviços mais procurados foi a expedição da segunda via da carteira de identidade. Francineide Rodrigues, 49 anos, mãe de dois filhos estava há oito meses sem o documento. "Perdi o RG e na Central do Cidadão não faz segunda via. Soube do Movimenta Parnamirim e corri para cá. Muito boa essa iniciativa da Prefeitura", disse a moradora de Rosa dos Ventos.
A estrutura foi montada na área externa da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelino Augustinho Costa.